Professor De História Explica A Presença Da Igreja Católica No Brasil Notícias Em Vestibular E Educação

· 4 min read
Professor De História Explica A Presença Da Igreja Católica No Brasil Notícias Em Vestibular E Educação

Um segundo elemento importante a ser considerado numa história do Cristianismo é o seu contexto, ou seja, a América Latina, enquanto continente multifacetário. A América Latina, longe de apresentar-se unitária, como o nome parece sugerir a primeira vista, apresenta-se fundamentalmente dividida linguística e culturalmente entre as culturas hispânica e aquela portuguesa. Além disto, a América Latina foi palco de ações do sistema colonial europeu, do imperialismo europeu e norte-americano, de revoluções, ideologias e teologias. A Igreja Católica, por exemplo, aliou-se ao Estado burguês contra a ameaça comunista. Explica-se, portanto, a atuação de Pio XII durante os governos totalitários europeus nos anos de 1930, como o fascismo e o nazismo. Como demonstra Ivan Manoel, no movimento de recristianização dá para conviver com certos princípios do ideário liberal, quanto aos movimentos de esquerda, não pela incompatibilidade de princípios, perigo eminente que decretava o fim da Igreja.

Em 5 de dezembro de 1496, Dom Manuel assinou o decreto de expulsão dos hereges, concedendo-lhes prazo até 31 de outubro de 1497 para que deixassem o país. Aos judeus, o rei permitiu que optassem pela conversão ou desterro, esperando assim que muitos se batizassem, ainda que apenaspro forma. Em 711 d.C., tropas mouras invadem a Península Ibérica e derrotam os visigodos. Os mouros foram encarados como libertadores pelos judeus, uma visão até certo ponto correta, visto que cristãos e judeus eram incluídos pelos muçulmanos no grupo dos “Povos do Livro” (Bíblia, Torá etc). Os indivíduos que professavam tais crenças podiam continuar a praticá-las sob domínio islâmico, desde que pagassem uma taxa aos governantes e respeitassem as leis islâmicas. Em todo caso, no meu ponto de vista, o legal da postagem foi a publicação dos 5.220 sobrenomes de origem judaica.


Livraria Cultura


Entre os mártires dessa fase, que durou quatro anos, incluem-se são Pedro e são Paulo. Também a Bíblia foi,  https://cutt.ly/PXQE7VF , traduzida para o latim, por são Jerônimo, tradução conhecida como Vulgata. Ao contrário dos gregos, marcadamente especulativos, os romanos eram um povo jurídico por excelência.

  • Aquelas pessoas que eram consideradas hereges eram perseguidas e muitas foram jogadas em fogueiras.
  • Aplicando-se, ainda, ao mesmo, condições favoráveis ao ambiente cristão, com a finalidade de alcance e de objetivos religiosos elevando o nome de “DEUS” para o mundo.
  • Por exemplo, a violência eclodiu em 1002, quando dois ricos e politicamente poderosos muçulmanos lutaram para governar Granada; infelizmente, os judeus tinham apoiado o perdedor e sofreram depois.
  • Afinal, a Secretaria de Estado acompanhava todos os passos e a construção ideal da “nação católica”, sob vários aspectos52.


– Estas expedições todas hão de ser entendidas à luz da mentalidade da época, que era profundamente marcada pela fé e que  via no ideal dos cavaleiros postos a serviço de Deus em Ordens Religiosas uma de suas expressões mais típicas e caras. Com dezenas de ilustrações, este livro oferece um relato detalhado da teologia, dos rituais e das realizações da Igreja Católica, uma leitura essencial para quem tem interesse em conhecer com mais profundidade a história da fé católica. Uma visão perspicaz e criteriosa da história espiritual e cultural do catolicismo. Os padres conciliares mostraram sensibilidade para com os problemas da liberdade e dos direitos do homem.

Enfraquecimento Das Ordens Religiosas


A partir daí, segundo Leme (1924, p. 18), o ambiente brasileiro era propício à ampliação da influência da Igreja, não havendo “anticlericalismo nem ódio sectário”. Um relatório intitulado “Sobre a Vida e a Organização Paroquial no Brasil”, escrito em 1924, afirmou que a população mantinha “[...] sentimentos católicos” enraizados na tradição brasileira43. Nesse meio termo, do ponto de vista das relações internacionais, a ação da Santa Sé no Brasil estava limitada a sua representação diplomática, sem status de embaixada, pois os Inter núncios não se mostraram homens de prestígio junto à hierarquia católica, nem junto ao governo brasileiro. Ou seja, a encíclica justificou a sustentação da hierarquia, como uma forma perfeita de organização social e a única maneira de se evitar que a humanidade mergulhasse no caos total. No contexto, a ordem social na Terra deveria copiar a própria ordem celeste e da Igreja, caracterizada por funções sociais diferentes, classificadas pela variação de responsabilidades. Desta feita, diante dos ataques vindos de vários grupos ao poder temporal da Igreja, o Papa optou por um diálogo com o mundo moderno, confiando que a Igreja nada tinha a temer32.

  • Apesar de tudo, o Rio de Janeiro ainda conservava os sentimentos à religião católica.
  • Essa política em relação ao Brasil, onde a separação entre a Igreja e o Estado se deu legalmente em 1891, mas, não ocorreu “de fato” nas práticas sociais e políticas, promoveu a inserção da Igreja Católica local na esfera política, como forma de ampliar os seus espaços de atuação.
  • O Papa é o pontífice máximo, a maior autoridade católica na Terra, de modo que as suas ordens e as suas recomendações são seguidas pela Igreja no mundo todo.
  • Os católicos pregam a salvação dos pecados a partir da crença em Jesus, encarnação de Deus feito homem.